Prazo para realizar provas do vestibular para curso em Gestão de Cooperativas encerra nesta sexta-feira, 1

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) continua a ofertar vagas para o curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. A iniciativa é destinada exclusivamente a associados de cooperativas regulares e filiadas ao sistema cooperativista brasiliense

Documentos necessários para inscrição

a) nome completo do candidato (sem abreviaturas);

b) data de nascimento;

c) telefone;

d) e-mail;

e) CPF;

f) documento de identidade;

g) declaração de vínculo com a cooperativa, com menos de 90 dias;

h) demais informações que o Portal de inscrições exigir.

Divulgação dos resultados

O resultado da 1ª classificação será divulgado no dia 4 de março, segunda-feira, no site www.ucb.br.

 As matrículas, por sua vez, serão realizadas entre os dias 5 e 9 de março. Caso haja vagas remanescentes será feita 2ª classificação com a divulgação a partir 13, também pelo site da instituição de ensino.

Confira o edital na íntegra.

Link para acesso ao vestibular

 

Universidade Católica de Brasília prorroga prazo de matrículas para curso em Gestão de Cooperativas até 28 de fevereiro

A Universidade Católica de Brasília (UCB) prorrogou prazo de matrículas para o curso de Gestão de Cooperativas em parceria com o SESCOOP/DF. Os candidatos aprovados têm até o dia 28 de fevereiro para efetuar suas inscrições, conforme estabelecido no Processo Seletivo Edital UCB 01/2024.

Aprovados, fiquem atentos ao período indicado:

- Data retificada:

 Até 28/02: Entregar pessoalmente na sede da Universidade, em Taguatinga/DF, os documentários necessários para a matrícula.

São eles:

a) Documento oficial de Identidade

b) CPF;

c) Declaração de vínculo com a cooperativa com menos de 90 dias

d) Certificado de conclusão do Ensino Médio

e) Histórico Escolar do Ensino Médio

Aqueles que estiverem impossibilitados de efetuar a matrícula presencialmente, poderão realizá-la por intermédio de terceiros. Para isso, a pessoa escolhida deverá apresentar procuração com firma reconhecida em cartório, com poderes específicos para, também, assinar contrato de prestação de serviços educacionais com a UBEC/UCB. Além dos documentos citados acima.

Para mais informações, acesse o documento de convocação, clicando aqui.

Universidade Católica de Brasília disponibiliza resultados e calendário de convocações para o curso em Gestão de Cooperativas

A Universidade Católica de Brasília (UCB) disponibilizou o resultado e o cronograma de matrículas para o curso de Gestão de Cooperativas. O Processo Seletivo Edital UCB 01/2024 faz parte da parceria entre o SESCOOP/DF e a Universidade.

Aprovados, fiquem atentos ao período indicado:

- Até 17/02: Entregar pessoalmente na sede da Universidade, em Taguatinga/DF, os documentários necessários para a matrícula.

São eles:

a) Documento oficial de Identidade

b) CPF;

c) Declaração de vínculo com a cooperativa com menos de 90 dias

d) Certificado de conclusão do Ensino Médio

e) Histórico Escolar do Ensino Médio

Aqueles que estiverem impossibilitados de efetuar a matrícula presencialmente, poderão realizá-la por intermédio de terceiros. Para isso, a pessoa escolhida deverá apresentar procuração com firma reconhecida em cartório, com poderes específicos para, também, assinar contrato de prestação de serviços educacionais com a UBEC/UCB. Além dos documentos citados acima.

Para mais informações, acesse o documento de convocação.

 

Abertas as inscrições para o Curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas na Universidade Católica de Brasília, pelo Convênio com o SESCOOP/DF

A Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com o SESCOOP/DF - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, está oferecendo vagas para o curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, modalidade presencial, para o 1º semestre de 2024. O processo seletivo será realizado por meio de um vestibular digital classificatório, conforme detalhes do Edital UCB nº 1/2024.

O curso, que será realizado no Campus Taguatinga Sul no período noturno, destina-se exclusivamente a membros de cooperativas ligadas ao Sistema OCDF-SESCOOP/DF. Serão disponibilizadas 25 vagas para este curso tecnólogo que promete capacitar profissionais para atuarem de maneira estratégica no ambiente cooperativista. As vagas também podem ser preenchidas por filhos dos associados às cooperativas.

Inscrições e Detalhes do Processo Seletivo

Os interessados devem atentar para as condições de habilitação e demais informações presentes no edital, que está disponível no fim desta matéria. As inscrições serão realizadas conforme as orientações do edital, sendo fundamental a leitura de todos os requisitos e prazos estabelecidos.

Importância da Parceria entre UCB e o SESCOOP/DF

A parceria entre a UCB e o SESCOOP/DF pretende proporcionar oportunidades educacionais específicas para cooperativistas, alinhando-se ao compromisso de fomentar o conhecimento e fortalecer o setor no DF e entorno.

Geane Ferreira, gerente geral do SESCOOP/DF, destaca a importância dessas iniciativas. "A formação especializada é essencial para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Esta parceria representa mais um passo na promoção do aprendizado contínuo e qualificação de nossos cooperados", comenta.

Sobre o Curso

O curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas é realizado em quatro semestres e oferece uma formação dinâmica e alinhada às demandas do setor. Os estudantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos relacionados à gestão, legislação cooperativista, inovação e empreendedorismo.

Para acessar o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui. As inscrições estão abertas até 26 de janeiro de 2024.

Confira a íntegra do edital.

Faça a sua inscrição

Aula inaugural marca nova etapa do projeto Tá na Horta

As instalações da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais do Distrito Federal (Centcoop), localizadas no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF), receberam na terça-feira, 9 de maio, a aula inaugural do projeto Tá na Horta. A iniciativa é desenvolvida pela Embrapa Hortaliças em parceria com o Sistema OCDF-SESCOOP/DF e conta, ainda, com o apoio da Universidade Católica de Brasília (UCB) e o financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O projeto foi iniciado em 2022 e ocorre até dezembro de 2024, está sendo desenvolvido de forma piloto e consiste na implementação de uma horta comunitária dentro da área de atuação da central de cooperativas. A estimativa inicial é de que a horta ocupe uma área de aproximadamente 500 m² e produza alimentos variados, oferecendo, dentro de alguns meses, segurança alimentar e nutricional para os catadores associados à central e suas respectivas famílias. Como o complexo ocupa um espaço de 80 mil m² às margens da Via Estrutural e compreende duas centrais de triagem e reciclagem (CTRs) e uma Central de Comercialização (CC), a horta tem grandes possibilidades de expansão.

O supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Italo Ludker, explica que a aula inaugural é um momento fundamental para o andamento do projeto, pois contribuirá para a mensuração dos resultados alcançados. “É o momento em que vamos explicar toda a dinâmica para os participantes. Serão cinco módulos em que serão abordados os principais aspectos sobre técnicas agrícolas para a produção de hortaliças. Daqui também iremos ter um panorama sobre o conhecimento dos participantes. Saberemos se eles já têm alguma prática com o plantio e o cultivo de hortaliças e, mais importante, conheceremos a realidade nutricional de cada um e também de suas famílias. Vamos comparar esses dados com os do final do projeto para saber o tamanho da evolução de cada um após o início do consumo dos alimentos plantados”, comentou.

Com o desenvolvimento do projeto, a Embrapa também produzirá materiais que irão dar forma a um curso on-line e assim ajudar cooperativas e comunidades de outras regiões do país que tenham interesse em iniciar o cultivo de suas hortas.

A equipe que receber treinamento para realizar os cuidados diários na horta também irá adquirir conhecimento para aproveitar, na culinária, os alimentos cultivados. Além disso, os cooperados irão conhecer técnicas e meios para processar os alimentos e agregar valor às hortaliças e vegetais, gerando assim uma possível nova fonte de renda para os catadores de materiais recicláveis.

Com a implantação da horta, os alimentos poderão contribuir, também, para o preparo de refeições de um restaurante que a Centcoop quer instalar futuramente dentro do Complexo Integrado de Reciclagem. A estrutura utilizaria parte dos alimentos cultivados para ofertar uma alimentação de qualidade aos catadores que, diariamente, se revezam na separação e destinação correta do lixo.

O presidente do Sistema OCDF - SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, comemora o início das aulas do projeto e assegura que os resultados serão satisfatórios e contribuirão para a melhoria de vida e o bem-estar dos catadores e suas famílias.

O dirigente também aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho desempenhado pelo sistema cooperativista brasiliense e elencou ações que estão sendo desenvolvidas para que o cooperativismo ganhe evidência e magnitude dentro do território brasiliense.

 

 

Cooperados da Coopcare participam de capacitação

 

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Cooperativa de Trabalho e Saúde (Coopcare) reuniu parte do time de cooperados para a realização da 2ª edição do Encontro Avante Enfermagem. O evento contou com o apoio do Sistema OCDF-SESCOOP/DF com objetivo de ampliar conhecimentos e habilidades de cada cooperado.

Ao longo dos dois dias, foram realizadas palestras com temas relevantes para os profissionais da saúde. No primeiro dia, os participantes do encontro puderam conhecer meios para encarar os desafios pós pandemia e assim vislumbrar novas oportunidades na área, além de participarem de atividades cujo intuito foi estimular o desenvolvimento do potencial de trabalho e a integração. O segundo dia do encontro foi dedicado ao trabalho em equipe. Além de receberem explicações acerca de seus deveres e direitos, também debateram melhorias para o planejamento e a gestão das cooperativas.

Participaram das atividades 20 cooperados que diariamente colaboram para a gestão da cooperativa. “No dia a dia, é comum que cada um fique dedicado às suas atividades e obrigações. A realização desse encontro, portanto, permitiu uma grande integração e isso tem um significado grandioso para a Coopcare”, salienta a presidente da organização, Adélia Neri.

A dirigente que também é conselheira do sistema cooperativista brasiliense, destaca o papel do Sistema OCDF-SESCOOP/DF na realização do encontro. A atividade esteve em plena consonância com o plano de trabalho da instituição estabelecido para 2022 e contribui para promover o desenvolvimento do cooperativismo por meio da formação profissional, melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos cooperados. “Foi uma oportunidade áurea, de grande valia. Conseguimos capacitar o nosso time e ofertar um momento diferente, sem deixar de lado a importância do olhar sobre a gestão. Somos gratos ao SECOOP/DF por ajudar a proporcionar este encontro”, acrescenta Adélia.

 

imagem site coop

Sescoop/DF abre inscrições para processo seletivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal, SESCOOP/DF, abriu, no dia 20/01, Processo Seletivo Simplificado para contratação de um analista de Cooperativismo e Monitoramento. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 05/02.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 01/2022

CARGO:  Analista de Cooperativismo e Monitoramento

TOTAL DE VAGAS: 01 (uma) vaga

SALÁRIO: R$ 5.148,57

BENEFÍCIOS: Auxílio-transporte; auxílio-alimentação mensal no valor de R$ 1.156,00 (um mil e cento e cinquenta e seis reais); assistência médica (extensivo aos dependentes legais); assistência odontológica; seguro de vida em grupo.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais

REQUISITOS

a) Formação Superior em Administração, Contabilidade, Economia, Estatística, Recursos Humanos, Pedagogia ou Gestão de Cooperativas realizada em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e experiência mínima de 6 (seis) meses em atividades de educação empresarial (ensino técnico/profissional, atividades de desenvolvimento e treinamento).

b) Obrigatório conhecimento básico em Cooperativismo, pacote office, treinamento e desenvolvimento e elaboração e acompanhamento de projetos de treinamento.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

Analisar informações das cooperativas obtidas nos documentos legais (balanços, demonstrações contábeis e atos constitutivos), extrair os dados necessários e sugerir melhorias para aprimoramento de sua gestão; Analisar e monitorar indicadores sócio-econômico-financeiros das cooperativas e emitir pareceres técnicos com recomendações, por cooperativa, com base nos referidos indicadores; Coletar, analisar e consolidar informações para formação e atualização de cadastro das cooperativas e instituições parceiras integrantes dos programas ofertados pela Unidade Estadual; Prospectar cooperativas para realização de projetos de formação profissional, promoção social e monitoramento; Identificar junto ao público-alvo as demandas nas áreas de formação, promoção social e monitoramento, e elaborar plano de ação para atendimento; Participar de assembleias e reuniões das cooperativas, quando demandado, orientando-as quanto aos procedimentos legais cabíveis; Prestar suporte na operacionalização das diretrizes de formação, promoção social e monitoramento; Desenvolver, realizar treinamentos e estimular as cooperativas para o uso efetivo de ferramentas disponibilizadas pela Unidade Estadual, que envolvam formação, promoção social e monitoramento; Orientar grupos interessados em constituir cooperativas; Promover a integração da Unidade Estadual com as cooperativas e estimulá-las à adesão dos programas disponibilizados; Organizar e realizar programas de formação, promoção social e monitoramento e apoiar as cooperativas na execução das ações; Avaliar a efetividade das ações realizadas de formação, promoção social e monitoramento junto ao público-alvo e propor ações de melhoria, se necessário.

TIPO DE CONTRATO

O candidato que vier a ser contratado, assim o será em regime de CONTRATO POR TEMPO INDETERMINADO por, NO MÁXIMO, 6 (seis) meses ou, ainda, até a conclusão do processo seletivo de efetivo - que será aberto nos próximos meses - de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e exercerá suas atividades na Unidade Operacional do SESCOOP/DF.

Documentário para o 33º Congresso Cooperativo Mundial

07/12/2021 17:07
Atualizado em 07/12/2021 17:08

Na semana passada, durante o 33º Congresso Mundial do Cooperativismo, realizado de forma híbrida pela Aliança Cooperativa Internacional, a OCB apresentou um documentário internacional sobre educação cooperativa. A peça produzida pela OCB contou com colaboração de cooperativas e instituições de ensino em 11 países.

O documentário, que está disponível em inglês e português, traz experiências sobre o 5º Princípio Cooperativista contou com a participação e lideranças cooperativistas e acadêmicas da Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Costa Rica, Espanha, Malásia, Quênia, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.

Da Argentina, são apresentadas as cooperativas formadas por estudantes em Sunchales, Capital Nacional do Cooperativismo Argentino. O documentário também traz a experiência malaia na promoção de cooperativas junto a alunos dos ensinos básico e fundamental no país asiático.

Já do Quênia, é apresentada a experiência da formação de dirigentes cooperativistas. As organizações russa e ucraniana de formação de mão-de-obra para cooperativas de consumo e serviços apresentam suas amplas capilaridades e o reconhecimento por parte das populações de seus países.

Dirigentes do Reino Unido, origem do movimento cooperativista e que abriga a instituição de ensino cooperativista mais antiga do mundo, relatam as diversas magnitudes da educação em cooperativismo e do papel das cooperativas na oferta de educação básica e profissional. O documentário também aborda o papel das universidades cooperativas da Costa Rica no fomento à pesquisa e extensão.

Do Canadá, são apresentadas as experiências de capacitações para executivos de cooperativas focadas em melhorar o desempenho mercado dos empreendimentos cooperativistas. A experiência canadense no compartilhamento de conhecimento em educação cooperativa também é explorada pelo documentário.

Mondragón, um dos maiores complexos cooperativos do mundo, também apresenta um relato de seu sistema de educação corporativa na Espanha e em parceria com outros países. Da Coreia do Sul são também apresentados os programas de formação internacional em cooperativismo.

Segundo o Dr. Onofre Filho, Presidente da OCB Mato Grosso e Representante do Brasil junto ao Conselho da Aliança Cooperativa Internacional e idealizador do documentário, esta foi uma grande entrega do cooperativismo à ACI:

"Tivemos a oportunidade de estudar e coletar informações importantes sobre a educação cooperativista em todo o mundo. Esta foi uma grande oportunidade de intercooperação liderada pelo Brasil e que facilitará grandes ações de cooperação no setor educacional no âmbito das estruturas da ACI."

O documentário está disponível em português abaixo:

Nobel da Paz: OCB reforça indicação de Paolinelli

O Brasil pode receber, neste ano, o seu primeiro Prêmio Nobel da Paz. O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli foi indicado pelo seu papel de estimular o desenvolvimento à pesquisa científica aplicada ao campo e, assim, possibilitar os grandes saltos nos indicadores na agricultura brasileira, o que fez com que o país se tornasse um dos maiores agentes de segurança alimentar do mundo.

O assunto foi o tema principal de uma live realizada pela OCB, nesta terça-feira (13/4), e que contou com a participação do presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas, o próprio Alysson Paolinelli, e o economista Ricardo Amorim, um dos maiores influenciadores do Brasil – que atuou como moderador. A OCB é uma das 163 instituições do Brasil e do exterior, representando 73 países, que apoiam a indicação do brasileiro ao Nobel.

Márcio Freitas destacou que Paolinelli sempre estimulou e influenciou o cooperativismo. “Ele foi um dos grandes responsáveis por desenvolver uma agricultura sustentável no Brasil, um país tropical. Sempre acreditou que uma cooperativa é a forma ideal para organizar pessoas para atuarem em atividades de produção rural. Por isso, nós, do cooperativismo, agradecemos muito por todo o trabalho dele”, enfatizou.

Para o líder cooperativista, essa indicação é, sem dúvida, um prêmio às cooperativas, especialmente, as agropecuárias, que se empenham todos os dias para garantir a segurança alimentar não só no Brasil, mas no mundo.

PRÊMIO AO BRASIL

Durante sua participação, Paolinelli contou um pouco da história e dos desafios vividos pelo país, no passado, para produzir e alimentar os brasileiros. Também discorreu sobre a criação da Embrapa e de como a empresa precisou de estratégias para estimular a pesquisa e aumentar a produtividade no campo. Sobre sua indicação, o ex-ministro disse apenas o seguinte: “se eu receber esse prêmio, é para dividi-lo com os homens e mulheres da Ciência, do campo e, claro, com as cooperativas. Não é um prêmio para mim, mas para o Brasil. Se um dia o nosso país foi problema, hoje ele é a solução.”

A indicação de Paolinelli foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee), no dia 22 de janeiro, pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Durval Dourado Neto. A academia (educação, ensino, pesquisa) e o setor primário foram os maiores apoiadores, mas destaca-se também o reconhecimento mostrado por instituições da indústria e dos serviços.

O diretor da ESALQ frisou que a indicação do ex-ministro está baseada “na enorme contribuição para a paz, pelo grande salto de produção da agricultura brasileira”. Segundo ele, este aumento foi obtido de forma sustentável, promovendo crescimento, inclusão social e segurança alimentar no Brasil e no mundo. “Paolinelli sempre foi obstinado na valorização da Ciência, da pesquisa e da difusão de tecnologia”, afirmou Dourado Neto.

Visionário, Paolinelli já antevia desde os anos de 1960 que o futuro dependia da transformação da agricultura tradicional. Foi dele o impulso que inaugurou uma nova era no campo, cujos impactos socioeconômicos, de sustentabilidade e desenvolvimento humano estão presentes até hoje.

ESTÁ NA HORA

O economista Ricardo Amorim disse que já está mais que na hora de o Brasil receber um Nobel da Paz e que esse reconhecimento é essencial para a imagem do Brasil, sobretudo porque premia o avanço tecnológico que permitiu, ao país, chegar a um dos maiores índices de produtividade do mundo.

Entusiasta do cooperativismo, Amorim declarou: “o cooperativismo tem um aspecto que admiro muito: a capacidade de impactar socialmente as pessoas. Essa preocupação, aliás, está inspirando muitas empresas por aí”.

O AGRO EM 2020

O agronegócio foi responsável por quase metade das exportações totais do país em 2020, com participação recorde de 48-, totalizando US$ 100,81 bilhões no ano. Esse foi o segundo maior valor da série histórica.

Ainda em 2020, o Valor Bruto da Produção Agropecuária do Brasil chegou a R$ 871,3 bilhões, um crescimento de 17-, o maior número da série desde 1989. A CONAB, em seu 7º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, estima que a produção brasileira de grãos deve atingir, pela primeira vez na história, 273,8 milhões de toneladas, crescimento de 6,5#$-$#sobre a safra passada.

“Se o Brasil é, atualmente, um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo, foi muito graças à contribuição no âmbito da pesquisa e do desenvolvimento fomentados pelo amigo Alysson Paolinelli”, completou Márcio Freitas.

COOPS AGRO

  • Atualmente, o Brasil conta com mais de 1,2 mil cooperativas agropecuárias que congregam aproximadamente 1 milhão de produtores rurais cooperados, empregando 207 mil trabalhadores de forma direta;
  • Em estimativa preliminar, as cooperativas agro brasileiras tiveram resultado consolidado em 2020 acima de R$ 245 bilhões em ingressos;
  • De acordo com os dados do Censo Agropecuário 2017, 53#$-$#da safra brasileira de grãos é proveniente de produtores rurais associados a cooperativas;
  • Algumas cadeias produtivas onde a produção associada aos cooperados se destacou no levantamento: trigo (75-), café (55-), milho (53-), soja (52-), suínos (50-), leite (46-) e feijão (43-);
  • Outro destaque do cooperativismo no Censo: a assistência técnica recebida pelos produtores rurais; do montante de respondentes que declararam ser cooperados, 63,8#$-$#recebe assistência técnica, enquanto apenas 20,2#$-$#do montante total de produtores tem acesso a esse serviço;
  • Ainda conforme o levantamento realizado pelo IBGE, 71,2#$-$#dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são do perfil da agricultura familiar.

CONFIRA

Clique aqui para assistir a live e, aqui, para conferir o vídeo que explica a razão de Paolinelli merecer o Nobel da Paz.

Cooplem recebe capacitação

A Cooplem Idiomas, cooperativa de língua estrangeira do DF, recebe, a partir de hoje (16) até o dia 19, curso sobre Técnicas de Vendas. Nele, 23 colaboradores estão sendo capacitados acerca da temática.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de atendimento, para que aprimorem técnicas eficientes em vendas e fidelização e está sendo ministrado pela instrutora Lúcia Romão, palestrante na área de desenvolvimento pessoal. Lúcia atua como coach executivo e possui mais de 30 anos de experiência na área.

Na oportunidade, os participantes do curso estão recebendo importantes dicas e explicações sobre o tema, além de disseminar boas práticas e experiências.

Formação Profissional

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF tem disponibilizado para o público uma série de cursos com temáticas variadas. São muitas oportunidades de adquirir conhecimento e disseminar boas práticas sobre assuntos importantes para o momento atual.

Não fique de fora, os cursos são 100#$-$#digitais, gratuitos e oferecem certificação.

Acesse já e veja os temas disponíveis, bem como as datas e informações complementares: http://bit.ly/CursoSescoopDF2020

Guia prático vai ensinar sua coop a criar aulas on-line

Os métodos de ensino e aprendizagem se renovam a cada ano e, sem dúvidas, os últimos acontecimentos têm tornado essas mudanças ainda mais aceleradas e cada vez mais tecnológicas. Com a obrigatoriedade de isolamento social e fechamento temporário dos estabelecimentos, todos os setores foram buscar meios digitais para que suas atividades não se paralisassem totalmente.

De olho nessa transformação pela qual as organizações terão que passar, o Sistema OCB tem criado ferramentas para auxiliar as cooperativas nesse processo de inovação que o momento exige. E uma dessas iniciativas é a disponibilização de uma série de guias com as mais variadas temáticas, repletos de dicas importantes para usar a tecnologia a seu favor.

O segundo e-book da série “Inovação na Crise” tem como tema Como Criar Aulas On-line, que vai orientar os cooperados a criar conteúdos engajadores, mostrar quais as melhores ferramentas para a realização de aulas e como continuar compartilhando conhecimento, mesmo em tempos de distanciamento social.

Para baixar o e-book é só clicar aqui

imagem site coop

SESCOOP/DF: 20 anos em cooperação

O dia 1 de novembro é uma data mais que especial para o cooperativismo do Distrito Federal. É neste dia que, há exatos 20 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (SESCOOP/DF) nascia em território local. Há 20 anos, o SESCOOP/DF tem transformado o cooperativismo brasiliense por meio do desenvolvimento da cultura da cooperação ao incentivar e estimular o crescimento e o progresso das cooperativas locais.

Como missão, a instituição busca promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas, beneficiando várias cadeias produtivas ao promover e apoiar ações e iniciativas que transformam realidades.

Integrante do Sistema S, o SESCOOP foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999. É o responsável pelo ensino, formação profissional, monitoramento e promoção social dos cooperados, seus familiares e trabalhadores das cooperativas.

“O SESCOOP é um marco importante na história do cooperativismo brasileiro. É uma conquista que trouxe para o setor recursos que promovem uma série de benefícios para as cooperativas. Na atuação do SESCOOP, temos como foco principal a profissionalização da gestão e da governança, fazendo com que as cooperativas passem a ter uma gestão mais profissional, alcançando melhores resultados para os seus associados”, avalia Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF.

Com o objetivo de apresentar uma forma diferenciada no que se refere a aprendizagem, desenvolvimento de gestão, capacitação e monitoramento, o SESCOOP no Distrito Federal já atendeu, em seus 20 anos de existência, mais de 100 mil pessoas, entre cooperados, colaboradores, empregados de cooperativas e dirigentes, tornando o cooperativismo cada vez mais fortalecido.

Nas duas décadas de atuação, o SESCOOP/DF tem promovido, junto com a Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), a expansão e o desenvolvimento das cooperativas. Por meio do Sistema OCDF-SESCOOP/DF as cooperativas têm acesso a programas que promovem a competitividade, maturidade e crescimento da cooperativa e cooperados.

Com o passar dos anos, o Sistema se consolidou como agente de mudanças no Distrito Federal, proporcionando a um importante segmento da economia, formado pelas cooperativas, condições para que promovesse desenvolvimento mais justo e sustentável.

20 anos e de olho no futuro

Ao completar 20 anos com uma história construída com base no crescimento e fortalecimento do cooperativismo brasiliense, o SESCOOP/DF quer mais: mais desenvolvimento, mais expansão, mais reconhecimento para as cooperativas. O futuro é o cooperativismo e, a cada ano, essa premissa fica ainda mais viva.

E, segundo o que diz a visão do cooperativismo: “em 2025, o cooperativismo será reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados e da sociedade”, o futuro é coop!

Sescoop e Banco Central renovam parceria para educação

O Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo (Sescoop) renovou, por mais dois anos, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Banco Central do Brasil para a realização de programas de educação financeira. A parceria existe desde 2015 e tem como objetivo levar conhecimento sobre o tema aos cooperados, empregados de cooperativas e seus familiares.

O documento foi assinado pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, na segunda-feira (18/11), durante solenidade realizada na sede do órgão federal. “A Educação Financeira é um dos pilares do setor cooperativista, visto que o sucesso das sociedades cooperativas está intimamente ligado à saúde financeira de seus cooperados”, explicou Nobile.

 Expertise e cooperação

Para manter as contas em dia e viver no azul, é importante saber poupar. Com o intuito de ajudar as pessoas a aprender a gerir melhor suas finanças, em 2016, o Sescoop começou a ofertar, em parceria com o Banco Central, às cooperativas o programa de Gestão de Finanças Pessoais (GFP).

Unindo colaboração e expertise, a partir do primeiro ACT foi produzido o material didático do programa (cadernos do aluno e livro do facilitador) e realizadas ações coordenadas, palestras e cursos sobre o tema educação e inclusão financeira. Também foi desenvolvido o Programa de Formação de Facilitadores em GFP (FFGFP).

 Alcance

Os números revelam como o projeto cresceu ao longo dos anos. Foram 23 turmas do programa de facilitadores em GFP realizadas em dez estados (DF, CE, MG, SC, PI, PE, MT, RJ, PR, RO). O curso capacitou 450 profissionais o que alcançou, até o início de novembro deste ano, a marca de mais de 80 mil pessoas diretamente beneficiadas.

“Mas o alcance pode ser maior, se considerarmos o compartilhamento com familiares, com vizinhos e amigos desses conteúdos e conceitos que foram disseminados, apresentados nas iniciativas ofertadas pelos facilitadores formados no programa, como cursos, oficinas, palestras, teatro e aulas”, reforçou o superintendente da OCB.

Indicadores do Sistema OCB serão lançados no Capacitacoop

Ter indicadores que comprovem a efetividade de ações e investimentos é a forma mais segura de evidenciar a eficácia da gestão de um negócio, independentemente do setor econômico. É por isso que o Sistema OCB está concluindo a formatação de um pacote de indicadores institucionais a ser utilizado tanto pela unidade nacional quanto por suas organizações estaduais.

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, os indicadores são importantes ferramentas de gestão interna, pois contribuem para uma maior clareza quanto ao direcionamento institucional e para a pactuação de metas, permitindo, também, a avaliação da execução da estratégia proposta e do próprio modelo de atuação.

“Favorecem [os indicadores], também, a geração de informações, de forma a mensurar e comunicar a contribuição do Sistema OCB para o fortalecimento do modelo cooperativista, além da transparência perante as cooperativas, a sociedade e demais partes interessadas”, avalia o superintendente.

CAPACITACOOP

Os indicadores do Sistema devem ser lançados oficialmente na próxima semana (de 16 a 19), durante evento nacional de capacitação, em Brasília, que contará com a participação de dezenas de técnicos das organizações estaduais do Sistema OCB.

ENTREVISTA

Renato Nobile é o entrevistado desta semana e falou um pouco mais sobre os indicadores. Confira!

Como surgiu o projeto dos indicadores?

Com objetivo de garantir uma atuação sistêmica e otimizar o resultado do trabalho realizado pelas três casas (OCB, Sescoop e CNCoop), foi elaborado o Plano Estratégico do Sistema OCB 2015-2020, com a definição de indicadores para a mensuração da estratégia. Porém, estava faltando implementar o processo de monitoramento dos resultados em nível nacional.

Dessa forma, o projeto de implementação dos indicadores institucionais foi iniciado em setembro de 2017, com a participação de representantes das Unidades Estaduais, além da Unidade Nacional, e consistiu na priorização de indicadores, considerando o melhor custo-benefício para definição de processos de coleta e registro dos dados nacionais, além do processo de monitoramento.

Foram utilizadas as seguintes premissas: relevância para a tomada de decisão, custo reduzido de implementação e, por fim, mensuração de resultados nos âmbitos nacional e estadual.

Porque é importante ter indicadores?

Os indicadores são importantes ferramentas de gestão interna, pois contribuem para uma maior clareza quanto ao direcionamento institucional e para a pactuação de metas, permitindo a avaliação da execução da estratégia proposta e do próprio modelo de atuação. Ainda, favorece a geração de informações, de forma a mensurar e comunicar a contribuição do Sistema OCB para o fortalecimento do modelo cooperativista, além da transparência perante as cooperativas, a sociedade e demais partes interessadas.

Considerando que os indicadores abrangem todo o Sistema OCB, qual o papel das unidades?

O Sistema OCB tem um plano estratégico sistêmico, que abrange todas as unidades (nacional e estaduais) do Sescoop, da OCB e da CNCoop. Assim, todos agimos em torno de um propósito comum, buscando alcançar a visão do cooperativismo, cada um cumprindo sua missão e atuando para alcançar seus objetivos estratégicos, uma vez que a qualidade dos nossos resultados e indicadores depende do comprometimento de todos.

No caso das unidades estaduais, é importante destacar que elas são responsáveis pela qualidade e disponibilidade do dado. Cada uma tem a responsabilidade de registrar e classificar – correta e tempestivamente – os dados para os indicadores, utilizando-se dos conceitos padronizados nacionalmente. Vale ressaltar que cabe à unidade nacional a consolidação de todos os dados e, ainda, a disponibilização dos referenciais comparativos em nível regional e, também, nacional.

Quantos e quais são esses indicadores?

Iniciamos a implantação em 2017 com um painel de 41 indicadores, sendo: 15 para o Sescoop, 14 para a OCB, três para a CNCoop e outros nove, compartilhados. Como o monitoramento de indicadores é um processo novo para o Sistema OCB, espera-se o constante aprimoramento, a partir das medições e ajustes, principalmente nesse momento de implantação.

A fim de promover o alinhamento de conceitos e de processos, foi estruturada a série Cadernos de Indicadores do Sistema OCB.

Por falar nisso, qual a importância do alinhamento de conceitos com as unidades?

É fundamental que todas as pessoas que trabalham com os dados do Sistema OCB tenham clareza, estejam alinhadas e adotem o mesmo conceito, para que as medições sejam uniformes e confiáveis. Os indicadores ajudam a promover mudanças significativas dentro das organizações, pois possibilitam não só medir os resultados alcançados como também entender cada processo mais profundamente. Por isso, se o indicador mostrar um resultado errado, as decisões serão tomadas a partir de premissas erradas. O que queremos é evitar que isso ocorra.

Com relação à série Cadernos de Indicadores do Sistema OCB, poderia fazer um breve resumo?

O trabalho de implementação de indicadores de desempenho em uma organização é desafiador e exige um conjunto de conhecimentos, processos, práticas e decisões. Para facilitar a consulta ao material do trabalho e dar mais destaque a cada conteúdo produzido, o Sistema OCB elaborou seis cadernos com a seguinte proposta:

Caderno 1: Fundamentos e etapas para a Implementação de Indicadores de Desempenho

Trata dos principais conceitos envolvendo indicadores e sua implementação, descreve o processo de implementação em nove etapas e aborda alguns pontos importantes do processo de integração entre a implementação dos indicadores de desempenho com o planejamento estratégico da organização.

Caderno 2: Diagnóstico da Situação Atual

Apresenta o resultado do diagnóstico da situação atual com relação a indicadores de desempenho no Sistema OCB, fruto de duas atividades principais: uma pesquisa on-line com todas as unidades estaduais, realizada em julho de 2018, com o objetivo de identificar os principais conceitos utilizados, as ferramentas e os processos adotados; e visitas presenciais a cinco estado (Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Goiás e Paraná), com o intuito de identificar como era a coleta, o registro e o tratamento dos dados necessários à produção dos indicadores de desempenho.

Caderno 3: Fichas Técnicas dos Indicadores de Desempenho

Contém a ficha de todos os indicadores selecionados para serem implementados na primeira fase do trabalho, com detalhes sobre os conceitos envolvidos, a fórmula de cálculo, periodicidade, responsáveis, procedimentos de coleta, entre outros aspectos relevantes para a implementação.

Caderno 4: Compêndio de Boas Práticas em Indicadores de Desempenho

Reúne 10 boas práticas relacionadas a indicadores em organizações que trilham o caminho da excelência em gestão. Os exemplos foram extraídos da Comunidade de Boas Práticas da FNQ e todos passaram por um processo de aprovação de conteúdo pela Equipe Técnica da FNQ e receberam certificado após o processo.

Caderno 5: Indicadores Mais Utilizados

Apresenta uma lista genérica de indicadores mais utilizados em diferentes e diversas instituições, em três grandes áreas e subáreas: partes interessadas (controladores, acionistas, financiadores e indicadores econômico-financeiros), modelo de negócio (cadeia de valor e fornecedor) e gestão do desempenho (ativos, recursos e competências). O objetivo é apoiar a construção do sistema de indicadores pela aplicação do pensamento análogo, bem como estimular sua pesquisa e descobrir outros e novos indicadores.

Caderno 6: Medidas para a Implementação de Indicadores – Unidade Nacional

Apresenta oito medidas recomendadas para a implementação do sistema de indicadores de desempenho no Sistema OCB, dada a situação atual diagnosticada. Lista também as premissas necessárias para o sucesso da implementação e as condições que delinearam as soluções recomendadas.

Sobre o monitoramento dos indicadores, como é possível garantir a qualidade dos dados recebidos das unidades estaduais? É preciso que as ferramentas sejam padronizadas?

É preciso que os conceitos utilizados para o registro dos dados sejam padronizados. As ferramentas preferencialmente precisam ser as mesmas, para que o dado seja transmitido de forma tempestiva e contemple todos os atributos necessários para constituir o indicador, além de viabilizar a consolidação dos dados em âmbito nacional, realizar as medições e os relatórios de resultados. A própria organização estadual deverá avaliar os resultados dos indicadores, para que sejam feitas as devidas correções, seja no processo ou na ferramenta de coleta. Reconhecemos que várias unidades já possuem ferramentas próprias, é por isso que o maior desafio será a consolidação de uma padronização em nível nacional.

Os resultados devem ser avaliados de quanto em quanto tempo?

Para alguns indicadores, é possível a medição mensal. Porém, todos terão um recorte anual, como forma de mensurar os resultados propostos para cada ano e comunicar à sociedade. Os resultados embasarão as reuniões dos tomadores de decisão.

Após elaborados, qual o próximo passo para a implementação desses indicadores?

Será realizada uma capacitação nacional, durante a edição 2019 do Capacitacoop, sobre os conceitos e processos de coleta de registro dos dados a serem padronizados em todos os estados. Além disso, serão elaborados relatórios de resultados periódicos, a fim de verificar o grau de aderência aos conceitos adotados. Em 2020, será realizado um workshop de resultados do Sistema OCB.

Fonte: Sistema OCB

Cooperativas do DF celebram o ‘Dia do Aprendiz’


Um olho no futuro e outro no presente! É assim que o movimento cooperativista brasileiro comemora, nesta quarta-feira (24), o Dia do Aprendiz, data dedicada a celebrar a participação do jovem no mercado de trabalho. E, nas cooperativas, a presença dessa galera sempre foi e será muito bem-vinda.

Tanto é que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo, voltado ao desenvolvimento profissional de estudantes com idades entre 14 e 24 anos, de Norte a Sul do Brasil, para atuarem nas cooperativas.

O Programa Aprendiz Cooperativo – desenvolvido de acordo com Lei da Aprendizagem – já formou mais de 50 mil jovens desde que começou. Só no ano passado, mais de 12 mil pessoas conheceram mais de perto aspectos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

Aprendizes no Distrito Federal

No Distrito Federal, não seria diferente. Aqui, as cooperativas sabem da importância de inserir, desde cedo, os aprendizes no mercado de trabalho, fortalecendo valores do cooperativismo, da cooperação e fomentando a formação para atuarem no segmento.

O Sistema OCDF/SESCOOP-DF também está ligado quando o assunto é promover a capacitação de jovens, formando pessoas mais preparadas e qualificadas para o futuro profissional.

Para Patrícia Monteiro, analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP-DF, o programa é benéfico para todos os envolvidos: “à medida que uma cooperativa contrata um aprendiz, ela contribui para o desenvolvimento social, pois permite a formação e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Além disso, os jovens têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma cooperativa, vivenciar a essência do cooperativismo e descobrir que o programa contribuirá para a construção de sua trajetória de vida, o que é muito importante”, disse.

Case de Sucesso

O Sicoob Executivo tem, em seu quadro de colaboradores, dois jovens aprendizes: o Luiz Fillipe, de 20 anos, e a Ane Caroline, de 16. Ambos deixaram seu depoimento sobre trabalhar em uma cooperativa. Confira.

“Trabalho no Sicoob Executivo há cinco meses e minha experiência tem sido ótima. Aqui, tenho todo suporte necessário para realizar minhas atividades e posso contar com uma equipe show de bola, todos me tratam com respeito e igualdade no ambiente de trabalho. A cada dia que passa eu adquiro mais conhecimento na minha área de atuação. Fico feliz por fazer parte da equipe”, conclui Luiz Fillipe.

“Estou no Sicoob Executivo há 1 ano e 2 meses. Desde quando entrei na cooperativa, sempre fui bem tratada e, aqui, aprendo de tudo um pouco. Trabalhar no Sicoob Executivo foi uma conquista e tanto! Como sou uma jovem aprendiz, entrei aqui sem saber como fazer absolutamente nada e, hoje em dia, já tenho uma boa experiência”, avalia Ane Caroline.

Com informações da OCB.

Sistema OCDF-SESCOOP/DF se reúne com representantes do Coren-DF

Com o objetivo de discutir ações, parcerias e firmar iniciativas a serem realizadas em conjunto, o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Marcos Wesley, reuniram-se nesta quarta-feira, 03.

Dentre os assuntos debatidos, esteve em pauta a parceria do Sistema com o Conselho no sentido de promover ações de capacitação e treinamento, além de um calendário de cursos e palestras realizados em conjunto. Essas iniciativas irão beneficiar diretamente os profissionais que atuam no segmento, além das cooperativas.

Para melhor exercício da profissão, o Coren buscará enquadramento legal para exigir das cooperativas, no ato da obtenção do registro de responsabilidade técnica, a necessidade de apresentar, junto a outros documentos, o certificado de regularidade da OCDF.

Informação

A parceria entre o Sistema e o Coren resultará na criação de material informativo sobre o cooperativismo e o funcionamento de cooperativas para ser encaminhado aos profissionais da área associados às cooperativas do DF.  

SESCOOP/DF realiza curso sobre Assembleia de Cooperativas

O SESCOOP/DF promoveu, na sala de treinamentos da Instituição, curso voltado à Assembleia de Cooperativas. A iniciativa ocorreu nos dias 12 a 15 de fevereiro e contou com a participação de 17 participantes.

O curso, ministrado pelo instrutor Carlos Lages, teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre assembleias gerais e os principais procedimentos para condução e formalização dos respectivos atos deliberados.

Sescoop/DF e CRCDF alinham parceria para capacitar profissionais

Foto Divulgação

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, recebeu nesta terça-feira (16/10) a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (Sescoop/DF) Jacqueline Mendes, acompanhada pelo Analista de Monitoramento de Cooperativas, Hélio Pontes.

No encontro foi alinhada a realização de uma palestra de capacitação voltada aos contadores que atuam no cooperativismo. A expectativa é que o evento seja realizado em parceria, ainda neste ano. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF, Darlene Paulino Delfino Lunelli também participou da reunião para discutir a possibilidade de parceria futura para construção de um programa de qualificação profissional focado nos contadores que atuam neste segmento.

Na mesma tarde o presidente Adriano Marrocos anunciou que pretende instituir, nos próximos dias, um grupo de trabalho envolvendo os profissionais de contabilidade deste ramo para debater questões relacionadas à atuação no cooperativismo. Interessados em compor o grupo de trabalho podem entrar em contato por meio do endereço Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: com informações do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRCDF).

Sistema OCDF-Sescoop/DF promove curso sobre reforma trabalhista

Com o objetivo de informar e capacitar os profissionais das cooperativas do Distrito Federal sobre mudanças promovidas pela reforma trabalhista em seu cotidiano nas relações de trabalho, o Sistema OCDF-Sescoop/DF promove nos dias 12 e 13 de novembro o curso Reforma Trabalhista.

A Reforma Trabalhista, aprovada recentemente, altera mais de 100 artigos e regras de direito material e processo do trabalho. Dentre os assuntos abordados no curso estão: Formação de grupo econômico – artigo 2º, § 2º da CLT; Banco de horas – artigo 59, § 5º da CLT; Composição da remuneração (Salário, gratificações, bonificações, comissões e prêmios) – artigos 457 e 458 da CLT; Concessão e início do período de gozo das férias ‐ artigos 134, §3º da CLT, entre outras.

O presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga Neto ressalta a importância de trazer ao conhecimento das cooperativas essa temática que está diretamente ligado com o dia a dia delas. “No cooperativismo, o maior capital são as pessoas, por isso, é essencial manter uma relação harmônica entre o contratado e a contratante. Esse curso é de suma importância para que as nossas cooperativas estejam antenadas com essas mudanças da Reforma Trabalhista que altera mais de 100 artigos da CLT, uma vez que, impactam diretamente na sua rotina de trabalho dos cooperados”, finalizou.

As vagas são limitadas! Garanta já sua inscrição!

Inscrições
AQUI

Serviços:
Curso: Reforma Trabalhista
Carga horária: 16h
Data: 12 e 13 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Sala de treinamento Sescoop/DF (SCS Quadra 04 Bloco A Sala 215-Edifício Embaixador, Asa Sul-Brasília/DF)
Número de vagas por turma: 20

Conteúdo programático:

- Panorama geral e principais aspectos;

- Vínculo de trabalho:
Empregado e empregador – Conceituação – artigos 2º e 3º da CLT
Formação de grupo econômico – artigo 2º, § 2º da CLT
Responsabilidade dos sócios – artigo 10‐A da CLT
- Contrato de trabalho:
Requisitos de validade – artigos 442 e 443 da CLT
Características do trabalho do autônomo – artigo 442‐B da CLT
Multa por ausência de registro – artigo 47 e 47‐A da CLT
- Jornada de trabalho:
Duração da jornada de trabalho – artigo 7º da CF e CLT
Horas de percurso (jornada in itinere) – artigo 58, inciso 2° da CLT
Trabalho em regime de tempo parcial – artigo 58‐A da CLT
Jornada de trabalho 12x36 – artigo 59‐A da CLT
Horas Extras – artigo 59 e 71 da CLT
Banco de horas – artigo 59, § 5º da CLT
Acordo de prorrogação e compensação de jornada – artigo 59, § 6º da CLT
Intervalo intrajornada – artigo 71 e 611‐A, inciso III da CLT
Modalidades de registro de jornada – artigo 74, § 2º e 611‐A, inciso X da CLT
Tempo a disposição do empregador – sobreaviso ‐ artigo 4º da CLT
Trabalho intermitente – artigo 452‐A da CLT
- Remuneração:
Composição da remuneração (Salário, gratificações, bonificações, comissões e
prêmios) – artigos 457 e 458 da CLT
Equiparação Salarial – artigo 461 da CLT
- Férias:
Fracionamento – artigo 134 da CLT
Concessão e início do período de gozo das férias ‐ artigos 134, §3º da CLT
- Extinção Contratual:
Homologação da Rescisão Contratual ‐ artigo 477, §1º da CLT
Comunicação da Rescisão e Recibo de Quitação artigo 477 6º da CLT
Dispensa imotivada (sem justa causa) ‐ artigo 477‐A da CLT
Dispensa por justa causa artigo 482, alínea “m” da CLT
Plano de demissão voluntária ‐ artigo 477‐B da CLT
Rescisão por acordo entre as partes (dispensa negociada) artigo 484‐A da CLT
- Direito Coletivo do Trabalho:
Representação dos empregados – artigos 510‐A e 510‐B da CLT
Negociado sobre o Legislado ‐ artigos 611‐A , 611‐B e 620 da CLT
Ultratividade das normas coletivas – artigo 614 da CLT
Contribuição Sindical – artigo 582 da CLT


Sescoop/DF promove curso de Educação Financeira

O uso consciente do dinheiro é algo que precisa ser cada vez mais discutido e estimulado, pensando nisso, o Sistema OCDF-Sescoop/DF promoverá no período de 04 a 07 de junho, o curso de Educação Financeira.

O objetivo é proporcionar aos participantes o acesso às informações e práticas para uma vida financeira saudável e sustentável, além de levar a reflexão pessoal dos participantes a se organizarem financeiramente, com vistas a criação de um planejamento financeiro com uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro.

As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas 20 vagas para os interessados, participe!

Faça sua inscrição AQUI

Corrente do Bem: Para participar curso Educação Financeira, a Organização solicita a todos que puderem com a doação de um item de enxoval para recém-nascidos, que será doado para mães carentes atendidas pelo projeto Berço Solidário.
#Façaparte #VemCooperar:



Serviços:
Curso:
Educação Financeira
Carga horária: 16h
Data: 04 a 07 de junho
Horário: 9h às 13h
Local: Sala de treinamento Sescoop/DF (SCS Quadra 04 Bloco A Sala 215-Edifício Embaixador, Asa Sul-Brasília/DF)
Informações: (61) 3345-3036 / 3312-8900
Número de vagas por turma: 20

Conteúdo Programático:
- Nossa relação com o dinheiro
- Orçamento pessoal e familiar
- Crédito e endividamento
- Consumo planejado e consciente
- Poupança e investimento
- Prevenção e proteção
- Consumindo serviços financeiros