imagem site coop

Sistema OCDF promove campanha de vacinação contra a influenza

Durante os meses de abril e maio, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu junto às cooperativas brasilienses a campanha Gesto Vacinal. A iniciativa teve por objetivo contribuir para evitar, no âmbito do Distrito Federal, o avanço de infecções pelo vírus influenza, doença que causa uma infecção respiratória aguda, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos justamente durante a época mais fria do ano.

A Gesto Vacinal integra o planejamento estratégico do sistema cooperativista brasiliense e proporciona saúde e bem-estar aos membros de cooperativas que atuam no Distrito Federal, evitando a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou provocar sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas.

A edição deste ano da campanha foi um sucesso, imunizando um total de 944 pessoas com a vacina quadrivalente, que contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B e é eficaz contra dois subtipos da cepa A (H1N1 Victoria e H3N2 Darwin) e dois subtipos de cepas B (Victoria e Yamagata).

Foram vacinados colaboradores do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, além de colaboradores e cooperados da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), Cooperativa de Trabalho e Saúde (Coopcare), Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), Central Rede Alternativa, Querubim Saúde, CooperSystem e Cooplem. A aplicação do imunizante ocorreu na sede de cada cooperativa.

O vice-presidente da Coopa/DF, Leandro Maldaner, enaltece a ação organizada pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF e ressalta a importância de poder garantir a saúde dos colaboradores e associados da cooperativa, localizada a aproximadamente 60 km da região central de Brasília. Além da relevância, ele diz ainda que a iniciativa é, ao mesmo tempo, uma comodidade.  “Estamos em uma região rural, onde as temperaturas tendem ser mais baixas e o acesso à saúde é restrito. Há um posto de saúde próximo que atende a um público prioritário, como gestantes e idosos. Portanto, a vinda do Sistema OCDF até a nossa sede com as vacinas é fundamental, pois evita, primeiramente, um deslocamento até uma outra região do DF e, sobretudo, garante saúde para desenvolvermos o nosso trabalho da melhor forma possível”, explica.

A campanha deste ano superou os números obtidos no ano passado, quando foram imunizadas 569 pessoas.

Conteúdos relacionados