Casa do Cooperativismo será construída no PAD/DF
Em cerimônia realizada durante a AgroBrasília, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF lançou oficialmente a pedra fundamental para a construção de um novo espaço que irá fortalecer as relações da instituição com as cooperativas brasilienses. A “Casa do Cooperativismo na AgroBrasília”, como o espaço será chamado, ficará localizada dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, local em que é promovida a maior feira agropecuária da região Centro-Oeste, em um terreno de aproximadamente 500m², ao lado do mirante do parque.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, iniciou a cerimônia falando sobre a importância da presença do cooperativismo no espaço de realização da feira e também na região do PAD/DF. “É uma satisfação, uma alegria muito grande, no ano em que a OCDF completa 50 anos, estarmos aqui lançando a pedra fundamental da Casa do Cooperativismo na AgroBrasília. Desenvolvemos um projeto arrojado e moderno; um projeto que vai contribuir para mostrar o potencial que o cooperativismo tem, em todos os seus ramos”, assegurou.
A Casa do Cooperativismo na AgroBrasília contará com dois pavimentos, onde estarão distribuídas salas de capacitação, ambientes de descanso, espaço para reuniões e também de interação para os cooperativistas. As obras devem iniciar em até 60 dias e a expectativa do Sistema OCDF-SESCOOP/DF é que sejam concluídas antes da edição 2024 da feira.
Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), elogiou o sistema cooperativista brasiliense pela iniciativa de construir uma estrutura definitiva dentro do espaço em que é realizada a AgroBrasília, evento que, segundo ele, funciona como uma vitrine para o restante do país, mostrando que a capital do país vai além das decisões e disputas políticas e econômicas da Esplanada dos Ministérios.
O dirigente pontuou que a construção do espaço será um pilar fundamental para que o cooperativismo brasileiro possa alcançar a meta de R$ 1 trilhão de prosperidade e de 30 milhões de cooperados até 2027. Ele aproveitou a oportunidade para conclamar as cooperativas do DF a intensificarem suas atuações, dentro de suas possibilidades, a fim de mostrar que o cooperativismo é realmente um modelo diferente de fazer negócios. “Essa pedra é uma etapa que nos ajudará nessa grande meta que estabelecemos. Mas reforço aqui que a OCDF tem uma fatia importante nessa missão em que estamos envolvidos e estou repartindo novamente com vocês”, afirmou Márcio.
Também participaram da cerimônia José Guilherme Brenner, presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF) e da AgroBrasília, e José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.
Brenner falou sobre a capacidade de realização do cooperativismo e da necessidade de dar forças às cooperativas para que elas sejam protagonistas e apoiem a difusão do modelo diferente de fazer negócios.
Já Ricken lembrou de visitas anteriores que fez à região do PAD/DF, exaltou o desenvolvimento da região e garantiu que com a inauguração da estrutura, o cooperativismo do DF ficará ainda forte e robusto.